segunda-feira, 4 de junho de 2012

Santos Superpoderosos


Por: Índigo

As festas juninas estão chegando! É fogueira de São João, fogueteiro para São Pedro e simpatias para Santo Antônio. Existe uma razão para fazemos tanta festa para esses três santos. É porque eles são realmente poderosos. Quem conhece, sabe!


Santo Antônio - 13 de junho

Se santos entrassem para o Guinness, Santo Antônio estaria lá! Ele é o campeão de fazer milagres. Fez mais milagres do que qualquer outro santo. Santo Antônio fazia grande sucesso por seu talento para pregar a palavra de Deus. Isto é, ele chegava numa praça, ou em qualquer lugar onde houvesse um grupo de pessoas, e começava a contar a vida de Jesus. Ele falava tão bem, com tanto entusiasmo, que logo juntava uma multidão. O primeiro milagre de Santo Antônio é de deixar qualquer um de queixo caído. Aconteceu certa vez em que ele começou a pregar na beira de um rio. E sabe o que aconteceu? Os peixinhos daquele rio, atraídos pelo jeito empolgante como Santo Antônio falava, nadaram para a beirada e puseram a cabeça para fora, para ouvir melhor. Imagine o susto das pessoas quando viram que até os peixinhos estavam prestando atenção!


São João - 24 de junho
São João é o santo mais festejado no Brasil, mas isso não significa que ele tenha sido festeiro. Muito pelo contrário. Ele vivia no deserto. Alimentava-se de gafanhotos e mel. Suas roupas eram feitas de pele de camelo. João era primo de Jesus. Eles tinham quase a mesma idade, só seis meses de diferença.
João foi um grande profeta. Profeta é uma pessoa que sabe o que vai acontecer no futuro. Mas no caso de João, foi profeta porque ele avisava que Jesus Cristo tinha nascido. Só que isso causou uma pequena confusão. João era um homem tão bom que muita gente achou que ele era Jesus Cristo! Ele dizia que não, mas sempre tinha uma turma que teimava que era ele o filho de Deus. Essa confusão foi esclarecida quando João batizou Jesus no Rio Jordão. Nessa hora aconteceu um milagre. Um vozeirão, vindo do céu, disse: "Esse é meu filho bem-amado".  Foi assim que se resolveu a confusão entre os dois primos.

São Pedro - 29 de junho
São Pedro também viveu na mesma época que Jesus. Ele  nasceu com o nome de Simão e era pescador. Certo dia, ele estava lavando as redes da pescaria, quando Jesus apareceu e pediu uma carona no seu barco. Simão concordou e eles ficaram amigos. Simão trocou seu nome para Pedro quando Jesus disse que ele seria o fundador da igreja. Pedro significa pedra, ou seja: Pedro seria a primeira pedra da igreja. É por isso que São Pedro é considerado o primeiro papa.
E aconteceu assim mesmo. Depois que Jesus morreu crucificado, São Pedro viajou para vários lugares e se revelou um excelente orador. Por onde ele passava todos ficavam emocionados. Ele também começou a fazer milagres. Dizem que, certa vez, um feiticeiro de Roma chamou São Pedro para um desafio. São Pedro aceitou, é claro. Aí o feiticeiro começou a levitar! Desgrudou do chão e foi subindo... São Pedro não teve dúvida. Fez um exorcismo, tirou o diabo do corpo do feiticeiro, e o fez despencar no chão. Plaft!

Notinha:
As histórias narradas nessa matéria foram tiradas da Bíblia, livro sagrado dos católicos. Na religião católica existem diversos santos que passaram a fazer parte da cultura brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...